domingo, 30 de maio de 2010

Peixes fora do Aquário

Bom dia, caro leitor. Falo direto de um domingo de manhã, ensolarado, no quarto de cima dum sobrado, em um lugar qualquer do planeta. Sim, porque com todos esses fatores, qualquer lugar do planeta serve  a minha descrição.
É incrivel como aqui, em qualquer lugar do planeta, as pessoas se conheçam e se gostem aleatóriamente. Foi assim comigo, é assim com todo mundo. Um ônibus aleatório um pouco atrasado, uma ou outra idéia ingênua, e finalmente, formasse um grupo.
Depois de um tempo de conversa é denovo incrível como se tem tanto em comum com esses peixes aleatórios, nesse lugar qualquer que não uma anêmona. Aliás tomo a liberdade de mudar o ditado que uso como título, peixe fora do aquário, porque aquário não é lugar de peixe. Faz mal a cabeça. Ao contrário, somos todos peixes longe duma anêmona qualquer, em outro qualquer lugar do globo, que um dia nos ofereceu proteção. Se você for minimamente sábio, e por consequência minimamente criança, saberá a que me refiro.
Comecei a pensar nisso quando um sábio chinês... aliás japônes - que nem era tão japônes assim, nem tão sábio assim, mas estava na Liberdade - intregou um cartão de apresentação a nós, peixes. E, para nossa surpresa, o cartão guardava um segredo. Um segredo não tão mágico como é próprio das histórias de sábios chineses, mas um segredo mais ingênuo e infantil, que acredito são os melhores segredos.
Havia, atrás do cartão, um peixe, tal qual eu, fora do aquário. O desafio: por o peixe dentro do aquário, sem dobrar o cartão. Caro leitor, pegue uma folha e, por favor, desenhe um quadrado, que será o seu aquário, e um peixe logo em frente num tamanho ligeiramente menor que o aquário, e tente você mesmo. Perdoe a falta, mas não pude encontrar uma imagem na web tal qual a do meu cartão, e sequer me darei ao trabalho de fotografá-lo... isso não me traria prazer algum, e sou um hedonista.
O fato é que a solução é deveras simples, e não depende de nada além de um ponto de vista. Veja que é mais fácil dar cabo a saudade e a solidão do que você pensa. Fim da publicação.

Um comentário: